Índice de Receitas

terça-feira, 30 de julho de 2013

CHIMIA DE MORANGO





CHIMIA DE MORANGO – Geléias e Conservas


Essa não é uma geléia clássica de morangos, portanto, chamá-la de "Chimia" foi o que achei melhor . Uma geléia tradicional levaria a mesma quantidade de açúcar e de morangos, mas para quem se assusta com a quantidade de açúcar quando lê a lista de ingredientes de uma geléia tradicional vai gostar dessa versão fácil e descomplicada. 



A receita pede um quilo de morangos, mas você poderá fazê-la usando apenas uma ou duas caixinhas da fruta, basta pesá-las e juntar a metade do peso dos morangos de açúcar.

É tão fácil de fazer! E que tal surpreender a sua família com uma chimia caseira de morangos no próximo café da manhã!



CHIMIA DE MORANGO

Ingredientes

1 kg de morangos
500g de açúcar
Suco de 1 limão

Modo de fazer

Higienize e retire os cabinhos dos morangos. Corte-os ao meio ou em quatro partes se forem muito grandes.
Escolha uma panela alta (ela tente a derramar) de fundo grosso e coloque os morangos, o açúcar e o suco de limão. Mexa e leve ao fogo alto até começar a ferver. Então abaixe a chama do fogão e cozinhe mexendo vez ou outra até que comece a parecer o fundo da panela. A espuma que vai se formando ao redor da borda da panela deverá ser retirada e descartada – use uma escumadeira para fazer isso.
Para saber se já está no ponto passe a colher no fundo da panela, deverá formar um caminho que demora alguns segundos para fechar – isso se chama "ponto de estrada".
Se você desejar a geléia mais mole (para usar como calda por ex.) retire um pouco antes desse ponto.
Guarde em vidros esterilizados e bem secos.